Idosos e pessoas com deficiência têm atendimento exclusivo para emitir cartão de embarque na sede da ATCP

  • 08/05/2025
(Foto: Reprodução)
Para fazer o cartão é necessário apresentar documento com foto e comprovante de endereço. A tarifa do transporte público ficará gratuita até o dia 20 de maio. Idosos e pessoas com deficiência podem emitir cartão de embarque na sede da ATCP Elisângela Farias/Prefeitura de Palmas Os idosos e pessoas com deficiência que usam o transporte público e querem atualizar o cartão de embarque, devem procurar atendimento na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP). Os serviços serão realizados das 8h às 16h. O anúncio foi feito pela prefeitura nesta quinta-feira (8). 📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular. Segundo o município, esse grupo não precisa ter pressa para atualizar o cartão, já que por lei tem direito a gratuidade do transporte coletivo. A sede da ATCP fica localizada na avenida Teotônio Segurado, na quadra 702 Sul. Para emitir o cartão, os idosos e pessoas com deficiência precisam levar documento de identificação e comprovante de endereço. Já o atendimento para o público geral continua no Resolve de Taquaralto, das 8h às 18h. Também é realizado um mutirão no Espaço Cultural, das 8h às 18h, incluindo os finais de semana, até dia 20 de maio. Não há emissão das carteirinhas no Resolve Palmas da Avenida JK, os atendimentos desse local foram transferidos para o Espaço Cultural. Os trabalhadores que recebem o benefício do vale-transporte, o novo cartão está sendo providenciado diretamente pelas empresas empregadoras. LEIA TAMBÉM Mutirão para emitir novo cartão do transporte coletivo de Palmas tem grande fila e reclamações: 'Desorganizado', diz usuário Tarifa gratuita do transporte coletivo de Palmas é prorrogada até 20 de maio, afirma prefeitura Filas Fila durante mutirão para emitir novo cartão do transporte coletivo em Palmas Reprodução/TV Anhanguera A emissão dos novos cartões começou na última sexta-feira (2) e desde o início deste semana, muitas pessoas têm procurado o serviço. O mutirão para atender os passageiros começou nesta quinta-feira (8), no Espaço Cultural. Foi anunciado que o novo posto de atendimento será feito em 15 guichês. Foram instaladas tendas para triagem no estacionamento do Espaço Cultural, mas usuários reclamaram que até as 11h da manhã o atendimento não havia sido organizado. "É falta de responsabilidade. Tem gente que chegou lá [no Resolve Palmas] 4h da manhã e a mulher dispachou que viesse pra cá, chego aqui e é tudo desorganizado", desabafou seu Teresino. Novos ônibus De acordo com a prefeitura, a frota conta com 154 ônibus zero-quilômetro, sendo 14 veículos reservas para substituição e manutenção, além de 10 vans zero-quilômetro. Esses veículos são equipados com rampa de acesso, Wi-Fi e tomadas para carregar smartphones. Os novos ônibus também são equipados com ar-condicionado, sistema de monitoramento interno e externo e capacidade mínima para 40 passageiros. A nova frota faz parte de um contrato emergencial com a empresa Sancetur Santa Cecilia Turismo LTDA para assumir o transporte coletivo de Palmas. A contratação tem valor de R$ 196,2 milhões e validade de um ano. Longas filas se formam no Espaço Cultural para emissão do cartão do transporte público Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

FONTE: https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2025/05/08/idosos-e-pessoas-com-deficiencia-tem-atendimento-exclusivo-para-emitir-cartao-de-embarque-na-sede-da-atcp.ghtml


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